Definição geral: É o nome do serviço público, que tem por objeto o transporte da correspondência oficial e privada, e também designa a pessoa que tem por ofício, levar a correspondência de um lugar para outro. Por extensão, é também o veículo que leva a correspondência.
Palavra comum a várias línguas romances, sua origem é duvidosa, embora se suponha que provém do provençal antigo “corrieu”, composta de “corir”, correr, e “lieu”, lugar.
Este termo também denotava a pessoa que ia de um lugar a outro com cartas e mensagens. No entanto, alguns chamaram a atenção para a importância que pode ter tido em sua formação, o vocábulo do castelhano antigo “correo”, que nos tempos de El Cid Campeador significava bolsa para levar dinheiro. Esta hipótese deixa sem explicar como chegou esta palavra, naqueles tempos de comunicações difíceis e de viagens raras e intermináveis, ao italiano “corriere” e ao francês “courrier”, ao catalão “correu”, ao provençal “corrieu” e ao português correio.
É mais clara a etimologia do adjetivo "postal", proveniente do latim “positus”, o nome dos postos de correio situados ao longo dos caminhos, destinados ao descanso dos cavalos dos mensageiros.
É mais clara a etimologia do adjetivo "postal", proveniente do latim “positus”, o nome dos postos de correio situados ao longo dos caminhos, destinados ao descanso dos cavalos dos mensageiros.
Em Portugal diz-se Agência de Correios, Balcão dos Correio, Posto dos Correios e Estação de Correios. Todas estas variantes corexistem. Agência é o nome oficial, e que relembra a época quando os Correios ainda era uma instituição estatal. Balcão pois fora das cidades, nas aldeias, a correspondência era colada nas tabernas (lojas de tudo e mais alguma coisa nas aldeias, tal como no latim, mas nas cidades taberna era um bar de vinho) e Posto tal como você explicou. Os serviços de mala-posta ligavam as principais cidades do país, diligências (carruagens) de duas filas de cavalos, para alem dos correios transportavam também pessoas. Por serem serviços protegidos, grande quantidade de outras carruagens lhes seguiam a que chamavam combóios. Os postos de muda de cavalos quando de grandes dimensões eram chamados de Estações de Mala-Posta onde também poderia haver possibilidade de pernoitar, daí Estação de Correios. Com o aparecimento da ferrovia em Portugal, muita da linguagem desse tempo foi apropriada para essa nova realidade, daí em Portugal o trem ser chamado de combóios, os vagões de carruagens.
ResponderExcluir