segunda-feira, 28 de março de 2011

Etimologia de "Napalm"

Napalm é um explosivo usado em bombas incendiárias e lança-chamas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os alemães haviam empregado gasolina com o mesmo propósito, mas constataram que se consumia com demasiada rapidez.
Pouco depois de os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial, Washington destinou fundos a uma pesquisa para fazer com que a gasolina se extinguisse mais lentamente, até que, em 1942, a Universidade de Harvard e o Exército norte-americano encontraram a maneira de misturar a gasolina com uma substância gelatinosa, o palmitato de sódio, para que a combustão durasse mais tempo e, assim, provocasse mais dano. A empresa que o fabrica com exclusividade para o governo norte-americano é a Dow Chemical.
O Napalm foi usado no Japão, Coréia e Vietnam, onde causou tragédias tão horríveis que foi condenado internacionalmente como arma genocida. No Iraque e Afeganistão, os Estado Unidos trocaram o NapalmB por um produto muito parecido, denominado Mark-77, que consideram legal porque não está incluído na proibição das Nações Unidas de 1980.
"O nome napalm deriva do acrônimo dos nomes dos seus componentes originais, sais de alumínio co-precipitados dos ácidos nafténico e palmítico. Estes sais eram adicionados a substâncias inflamáveis para serem gelificadas."
Fonte: Wikipedia

Etimologia de "Foragido"

Delinquente que abandona seus lugares habituais para não ser alcançado pela justiça.
As cidades medievais constituíram uma proteção para as pessoas que queriam defender-se de invasores estrangeiros, malfeitores e saqueadores. Formaram-se em redor dos castelos, como uma maneira de contar com a proteção dos senhores, e também no cruzamento de caminhos, por onde circulavam mercadorias que se convertiam em pretexto para as feiras.

Desde a Alta Idade Média e, em alguns casos, até a primeira metade do século XIX, as cidades tinham limites perfeitamente definidos: em geral, estavam amuralhadas de tal forma, que não se permitia entrar sem a aquiescência dos guardas que as protegiam. Este limite se chamava exido, e seus remanescentes ainda subsistem em algumas cidades modernas. Exido provém de exire, sair, verbo formado pelo antigo vocábulo latino exitus, saída, que também encontramos no inglês exit, com o mesmo significado.

Os fugitivos da justiça costumavam escapar para onde a jurisdição das autoridades urbanas não pudesse alcançá-los e iam viver fora do exido: eram os fora exido ou foraxidos.

Uma palavra equivalente formou-se em italiano com o verbo uscire, sair, que é a forma italiana de exire: fuoriuscito, mas hoje esta palara já não é equivalente ao nosso foragido, pois evoluiu para seu atual significado de exilado, desterrado.

Etimologia de "Claustrofobia"

Significa o medo patológico aos espaços fechados. Quem padece dessa neurose sofre acessos de pânico ou angústia quando se encontra, por exemplo, em um elevador ou num quarto pequeno e fechado. Segundo a psicanálise, a claustrofobia é causada por um sentimento de culpa relacionado com o desenvolvimento anormal da sexualidade.
A palavra – cunhada pelo criador da psicanálise, Sigmund Freud, e registrada em Português nos anos 20 do século passado – está formada pela voz latina claustro e a grega phobeoma, eu temo. Claustrum significa em latim, tranca, ferrolho, fechadura, tudo aquilo que serve para fechar um local e, por extensão, designa um recinto fechado. Derivado do verbo claudere, fechar, este vocábulo está também na origem de enclausurar, fechar de forma definitiva; de incluir, colocar dentro de um espaço fechado e de concluir, encerrar (no sentido de algo terminado).
Em inglês a palavra latina deu lugar aos verbos  to close, fechar, e to disclose , revelar, dar a conhecer, além de originar muitos outros verbos compartilhados com a nossa Língua, tais como: include, incluir, conclude, concluir.

Mãe Querida,

Há quase três anos, 30 de abril de 2017, vivenciamos juntas a triste partida do seu grande e inseparável companheiro, meu amado pai. Aos pr...