Com frequência, ouvimos dizer fulano é um artista, não como elogio aos dotes histriônicos dessa pessoa, mas para assinalar que é um fingidor, um hipócrita. A hipocrisia é uma arte.
Etimológicamente: a palavra se deriva do grego hypokrisía (hypokrisis, em grego classico) que era, precisamente, a arte de desempenhar um papel teatral.
Para Suetônio, um hypocrites não é apenas aquele que imita outro personagem na comédia, um comediante, mas também, um histrião e até um bobo.
Nos escritores cristãos da Idade Média, cristalizou-se o sentido de falsidade da interpretação teatral do hipócrita, que se converte em alguém que finge sentimentos opostos aos que realmente experimenta, com o objetivo de enganar a alguém.
Esse blog é destinado aos interessados em Língua Portuguesa, cultura, leitura e educação que queiram, livre e criativamente, consultar, debater e apresentar suas ideias. Sejam todos muito bem-vindos! Vamos aprender juntos?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mãe Querida,
Há quase três anos, 30 de abril de 2017, vivenciamos juntas a triste partida do seu grande e inseparável companheiro, meu amado pai. Aos pr...

-
Com frequência, ouvimos dizer fulano é um artista , não como elogio aos dotes histriônicos dessa pessoa, mas para assinalar que é um fingi...
-
Quase sempre é "afora", em uma palavra. "A fora", separado, só se usa em oposição a "dentro": "Dedetizou...
-
IR DE MAU A PIOR / IR DE MAL A PIOR Bastante conhecida é a expressão "ir de mal a pior". "As coisas vão de...
Oi tia Zilda,
ResponderExcluirfoi uma idéia muito legal vc criar um blog.
Adoro as suas dicas. Olha visita meu blog também.
Só digitar no google xeque mate calçados.
Beijão
O poder da palavra escrita é maior, para o bem e para o mal.
ResponderExcluir