sábado, 26 de março de 2011

Destreza / Destro/ Esquerdo/Sinistro


Você sabe o que é ter destreza, mostrar destreza? É ter habilidade, agilidade, aptidão. Mas o primeiro sentido que aparece nos dicionários para “destreza” é “qualidade de destro”. E o que é “destro” (que se lê “dêstro” -“e” fechado)? É “direito”, ou “que fica do lado direito”.
Como a maioria das pessoas tem mais agilidade com a mão direita (destra) do que com a esquerda, a habilidade acabou sendo chamada de “destreza”.
E quem tem habilidade com as duas mãos é “ambidestro”; quem não tem com nenhuma é “ambiesquerdo”.
Voltando aos destros, veja agora um dos tantos caprichos da nossa querida e inigualável Língua Portuguesa: “Destro” se escreve com “s”, mas em muitas palavras compostas em que entra esse elemento aparece o “x” da raiz latina (“dextru, dexter”): dextrocardia, dextrocerebral, dextrofobia, dextropedal etc.
Ainda com relação ao sentido que as palavras adquirem, é interessante notar o que ocorre com “esquerdo”. A palavra vem do vasconço, ou seja, da língua do País Basco. Em latim, “esquerdo” é “sinistru, sinister”. E o que é “sinistro”, em Português? Além de “esquerdo” (“Mal podia a mão sinistra vibrar a sangrenta espada”, escreveu Gonçalves Dias), “sinistro” tem vários sentidos ligados à ideia de temor, ameaça, mau agouro, maldade etc. Em linguagem securitária (do ramo de seguros), o sinistro nada mais é do que o próprio acidente. Tudo porque o “bom”, o “normal” é o destro; o esquerdo (o sinistro) é “anormal”.
Particularmente, fico indignada com essa conotação, pois a minha agilidade e as minhas habilidades estão concentradas no lado esquerdo, portanto, sou sinistra...mas uma sinistra destra.

Mãe Querida,

Há quase três anos, 30 de abril de 2017, vivenciamos juntas a triste partida do seu grande e inseparável companheiro, meu amado pai. Aos pr...