quinta-feira, 5 de maio de 2011

Etimologia de "Estrutura"

A palavra latina “structura”, de onde provém este vocábulo, formou-se a partir do verbo “struere”, ‘acomodar em pilhas, empilhar’, que por sua vez provém da raiz indoeuropéia “ster-“, despregar.
Um vez que os romanos deram ao verbo “struere” a denotação acima indicada, formou-se não só "estrutura", mas também uma ampla família de palavras na qual se contam verbos e substantivos, cujos significados se determinam mediante o uso de prefixos, tais como:
construir - com o prefixo con-;
reconstruir - mediante os prefixos re- (‘de novo’), con-;
destruir - mediante o prefixo des-;
instruir - ‘ministrar a alguém elementos internos como o conhecimento’, mediante o prefixo in-;
obstruir - mediante o prefixo ob-, ‘contra’.
De instruir derivou-se também instrumento. O prefixo in- tomava, às vezes, em latim a forma “indu”, com o qual instruir deu lugar também à indústria e seus derivados.
Antepondo o prefixo super-, temos superestrutura, originalmente ‘algo que está construido acima’.

Nos primeiros anos do século XX, o linguista suiço Ferdinand de Saussure tomou a palavra para explicar sua teoria da linguagem humana, que concebia como uma estrutura binária. Este enfoque influiu logo sobre outras ciências e disciplinas, como a Antropologia e a Filosofia, nas quais se desenvolveram correntes estruturalistas baseadas nas ideias de Saussure.

Mãe Querida,

Há quase três anos, 30 de abril de 2017, vivenciamos juntas a triste partida do seu grande e inseparável companheiro, meu amado pai. Aos pr...