Esse blog é destinado aos interessados em Língua Portuguesa, cultura, leitura e educação que queiram, livre e criativamente, consultar, debater e apresentar suas ideias. Sejam todos muito bem-vindos! Vamos aprender juntos?
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Etimologia de "Negócio"
Para os romanos, menos dados ao ócio criativo que os gregos, negotium significava ocupação, trabalho, labuta e por isso formaram esta palavra, que é uma contração do advérbio nec , não, com o substantivo otium, ócio, descanso, recreação. Os latinos chamavam otium não só à recreação, mas também ao tempo dedicado às artes. Assim, o otium litteratum era o tempo livre que dedicavam às letras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mãe Querida,
Há quase três anos, 30 de abril de 2017, vivenciamos juntas a triste partida do seu grande e inseparável companheiro, meu amado pai. Aos pr...

-
Com frequência, ouvimos dizer fulano é um artista , não como elogio aos dotes histriônicos dessa pessoa, mas para assinalar que é um fingi...
-
Quase sempre é "afora", em uma palavra. "A fora", separado, só se usa em oposição a "dentro": "Dedetizou...
-
IR DE MAU A PIOR / IR DE MAL A PIOR Bastante conhecida é a expressão "ir de mal a pior". "As coisas vão de...
Complementarmente, diga-se que, no passado, duas eram as classes em que as pessoas se situavam: nobres e plebeus. Para os nobres, qualquer trabalho era vergonhoso. Por isso, dedicavam-se somente ao ócio, ao "dolce far niente". Todo o trabalho ficava por conta da plebe, que - cuidando de tudo - desenvolvia a negação do ócio, ou seja: o NEC OTIUM - NEGÓCIO.
ResponderExcluir