A palavra grega ergon significava obra, trabalho, coisa feita. Daí formou-se também em grego, inicialmente, organon, algo que serve para cumprir algumas tarefas. Da mesma forma, ergon com a anteposição da partícula en forma energeia, energia, força interna viva e atuante.
Ergon aparece também em palavras mais recentes, como ergonomia, que se refere às regras que se empregam para administrar melhor a energia humana no manejo de uma máquina.
Er.go.no.mi.a - sf.
1 Estudo das relações entre o homem e a máquina, visando melhorar as condições de trabalho e o consequente aumento da produtividade.
[F.: erg(o)- + -nomia.]
A mesma raiz ergon aplicada a um particípio, energoumenos, significava, em grego, algo trabalhado internamente e, consequentemente, alguém que mostra um entusiasmo descontrolado, como possuído pelo demônio, e que, eventualmente, se comporta com violência. A forma passiva dá à raiz a denotação de que trata-se de uma energia que existe dentro do próprio sujeito, mas cuja causa está na realidade fora dele, como parece ocorrer com os energúmenos.
Esse blog é destinado aos interessados em Língua Portuguesa, cultura, leitura e educação que queiram, livre e criativamente, consultar, debater e apresentar suas ideias. Sejam todos muito bem-vindos! Vamos aprender juntos?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mãe Querida,
Há quase três anos, 30 de abril de 2017, vivenciamos juntas a triste partida do seu grande e inseparável companheiro, meu amado pai. Aos pr...

-
Com frequência, ouvimos dizer fulano é um artista , não como elogio aos dotes histriônicos dessa pessoa, mas para assinalar que é um fingi...
-
Quase sempre é "afora", em uma palavra. "A fora", separado, só se usa em oposição a "dentro": "Dedetizou...
-
IR DE MAU A PIOR / IR DE MAL A PIOR Bastante conhecida é a expressão "ir de mal a pior". "As coisas vão de...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sem o seu comentário, este blog será apenas mais um...