Jovens: Estudem estes itens. Não fiquem nas nuvens curtindo paisagens...
As palavas paroxítonas (cujo acento é na penúltima sílaba) têm uma série de regras de acentuação, não é mesmo? Porém, acontece um fato curioso que, às vezes, nem nos atentamos, que é a perda do acento de algumas delas, quando escritas no plural.
O acordo ortográfico define que as palavras paroxítonas terminadas em “L”, “R”, e “X” são acentuadas. Como exemplo temos: amável, dócil, açúcar, éter, córtex, tórax.
Entre as palavras acentuadas no singular e perdem o acento quando no plural, estão as terminadas em "N”. Exemplos: alúmen, hífen, hímen, líquen, pólen.
Plural: alumens, hifens, himens, liquens e polens.
Em função disso, as paroxítonas terminadas em "ENS" não devem ser acentuadas. São os plurais de palavras como "item" “homem”, “jovem”, “nuvem”, polem, semem que não recebem acento nem no singular, nem no plural.
(Como já mencioneu, o mesmo acontece com alumens, hifens, himens, liquens e polens, ou seja, todas sem acento).
No entanto, existem formas paralelas para algumas, como podemos observar em:
Alúmen ou alume
Alumes ou alúmenes. (Aqui não se trata de uma paroxítona e sim de uma proparoxítona).
Hímen, himens ou hímenes
Líquen, liquens ou líquenes
Para entender isso, o mais fácil é lembrar outra regra, a das oxítonas (palavras cuja sílaba tônica é a última). As oxítonas terminadas em "-em" e "-ens" são acentuadas - é por isso que acentuamos palavras como "alguém", "ninguém", "vintém", "parabéns", "manténs" etc.
Se as oxítonas terminadas em "-em" e "-ens" têm acento, as paroxítonas com idêntica terminação não o têm. O sistema de acentuação baseia-se no princípio da oposição.
Pode parecer até surpreendente, mas quando se trata da linguagem formal, sabemos que a mesma pauta-se pelas normas gramaticais. Portanto, não nos cabe outro recurso senão segui-las.
"Era um morto desconhecido, tendo por roupa só as algas, os liquens e as coisas verdes do mar." (Rubem Alves)
Esse blog é destinado aos interessados em Língua Portuguesa, cultura, leitura e educação que queiram, livre e criativamente, consultar, debater e apresentar suas ideias. Sejam todos muito bem-vindos! Vamos aprender juntos?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mãe Querida,
Há quase três anos, 30 de abril de 2017, vivenciamos juntas a triste partida do seu grande e inseparável companheiro, meu amado pai. Aos pr...

-
Com frequência, ouvimos dizer fulano é um artista , não como elogio aos dotes histriônicos dessa pessoa, mas para assinalar que é um fingi...
-
Quase sempre é "afora", em uma palavra. "A fora", separado, só se usa em oposição a "dentro": "Dedetizou...
-
IR DE MAU A PIOR / IR DE MAL A PIOR Bastante conhecida é a expressão "ir de mal a pior". "As coisas vão de...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sem o seu comentário, este blog será apenas mais um...